Páginas

05 outubro 2007

dieta das cores

DIETA DA CORES

A cor dos alimentos é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando ataques por impulso. Variedade é a palavra chave! Conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores. Uma refeição colorida pode ser mais do que atraente. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais colorida for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. É claro que não existe uma regra, mas na maioria das vezes funciona desta maneira. As cores dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por exemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, sendo que ambos possuem propriedades antioxidantes. Os alimentos podem ser divididos em 6 grupos, sendo estes: Amarelo, Branco, Verde, Vermelho, Preto ou Roxo e Marrom. AmareloAbacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo, tangerina. BrancoAlgas marinhas, alho, banana, batata, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pêra, pinha, rabanete. Verde Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão. VermelhoBeterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate. Preto ou Roxo Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo. MarromAmêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo, trigo.
EXPLICANDO CADA COR:
AMARELO
O tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.
BRANCO
A cor branca é dada pelo pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos.
VERDE
O pigmento que define a cor deste grupo de alimentos é a clorofila, considerada um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C.
VERMELHO
O vermelho é conseqüência do licopeno, pigmento com ação semelhante ao betacaroteno. Normalmente aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com efeito antioxidante que, entre outros benefícios, colabora na prevenção do câncer e do stress.
PRETO OU ROXO
Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. E é justamente a vitamina B1 o elemento essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite, redução do peso e até à anorexia (um desvio de comportamento alimentar que pode até mesmo levar à morte).
MARROM
Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também ajudam a controlar o colesterol e o diabetes e melhoram a flora intestinal. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.
Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes poderá oferecer para o seu organismo. A dica é comer diariamente um prato de salada e frutas com cores variadas, enfim, tente montar o prato com harmonia e alegria. Para uma alimentação equilibrada, é necessário o consumo de fontes de carboidrato (pães, arroz, batata, farináceos, etc.), proteína (carnes, ovos, leite e derivados e algumas leguminosas como a soja) e as vitaminas e minerais presentes nas frutas e hortaliças. Isso tudo bem distribuídos durante todo o dia.


Um comentário:

Anônimo disse...

COMO FAZER A DIETA DAS CORES NA ESCOLA