Páginas

04 outubro 2008

DIETA NOTA 10


O QUE É DIETA NOTA 10

Essa dieta foi elaborada pelo médico Guilherme de Azevedo Ribeiro e está disponível através do livro Dieta Nota 10, que vem acompanhado de um manual fácil de carregar.

A adoção desse método alimentar por atrizes conhecidas como Carolina Dieckmann, e Camila Morgado e Daniela Escobar ajudou a dieta nota 10 a ganhar fama. A dieta nota 10 visa o emagrecimento de forma saudável, através de uma alimentação equilibrada, na qual a pessoa obtém as quantidades necessárias de nutrientes.

Sistema de notas
A filosofia da dieta nota 10 tem semelhanças aos sistemas de pontos adotados por outras dietas. No caso, os "pontos" na dieta nota 10 são denominados "notas". Cada alimento relacionado no manual tem um número de "notas" que está relacionado à quantidade de calorias. A pessoa pode consumir um determinado número de "notas" de acordo com sua altura e sexo. A pessoa também ganharia notas extras para consumir caso praticasse exercício físico regularmente.
Variedade de alimentos na dieta nota 10
Segundo Dr. Guilherme de Azevedo Ribeiro, um dos segredos do sucesso da dieta nota 10 é que ela permite à pessoa continuar comendo uma boa variedade de alimentos. Dietas restritivas, que cortam grupos de alimentos, são mais difíceis de serem seguidas pois tornam-se monótonas e reprimem muito os desejos das pessoas. Na dieta nota 10, onde até o chocolate é permitido apesar de ter custar muitas "notas", a pessoa comeria menos, mas com prazer.
Muitos elogios ao livro dieta nota 10 são decorrente da sua linguagem simples e direta, que responde perguntas comuns como se ingerir líquidos durante as refeições engordaria, fazer somente ginástica emagreceria, etc. O método também é elogiado por, apesar de exigir disciplina, não impor proibições.

PARA EMAGRECER

Mulheres até 1,60m: 450 notas/dia
Mulheres entre 1,60m e 1,70m: 500 notas/dia
Mulheres acima de 1,70m: 550 notas/dia
Homens até 1,65m: 600 notas/dia
Homens entre 1,65m e 1,75m: 650 notas/dia
Homens acima de 1,75m: 700 notas/dia

Cinqüenta notas são um brinde para quem pratica exercíciosfísicos ao menos três vezes por semana. Cinqüenta notas? Você acha pouco? Pare e pense. Esse "presentinho" significa, diariamente, um brigadeiro extra. Ou mais duas colheres de arroz. Ou mais duas frutas. Ou mais um copo pequeno de chope. Não hesite. Se você é sedentário, comece a se exercitar imediatamente. Além de melhorar a saúde, você comerá mais e emagrecerá mais rápido.

* Sugestão de cardápio: DIETA NOTA 10 *

CAFÉ DA MANHÃ (200 NOTAS)• café com leite
• pão
• presunto
• uma fruta
ALMOÇO (235 NOTAS)• um bife médio
• quatro colheres de arroz
• duas colheres de feijão
• verduras e legumes à vontade
• duas colheres de maionese light
• um pãozinho para acompanhar
JANTAR (225 NOTAS)• uma porção de suflê
• um pedaço de frango assado
• duas colheres de arroz
• legumes e verduras à vontade
• sorvete de sobremesa
(Afinal, ninguém é de ferro! Quem não gosta de sorvete?)

Que tal? Você gastou 660 notas, alimentou-se muitíssimo bem e ainda tem um troco de 40 notas para usar no lanche ou antes de dormir: um iogurte light, uma fruta, um copo de cerveja, um belo prato de creme de cogumelos, cebola ou camarão.
Vamos, dê a mão à palmatória: alguém pode se queixar? O cardápio anterior, escolhido entre os alimentos da tabela, é apenas um entre centenas de outros que você criará. Se for de sua preferência trocar uma refeição por caviar, torradas e vinho, não há problema. Só não se esqueça de contar as notas. Aliás, pelo menos na Dieta Nota 10, caviar não é caro. Duas colheres de sobremesa de caviar custam 50 notas.
As torradas custam o preço do pão — um pãozinho francês custa 60 notas. E cada cálice de vinho também custa 60 notas.
Mesmo que você exagere, não gastará muito mais do que 230 notas. Já que ninguém come caviar todos os dias, vale a pena.

Aviso importante: Se, em um fim de semana, você resolvermandar a dieta para o espaço, volte na segunda-feira à dieta das 500 notas. Seguindo-a corretamente, no outro fim de semana os quilos adquiridos em momentos de insensatez já terão evaporado. Mas, antes de voltar ao regime de manutenção, não custa nada consultar a balança. De grão em grão, a galinha enche o papo. E de 200 gramas em 200 gramas não existe quem não acabe engordando.
Como você já pôde constatar, a Dieta Nota 10 não é dieta, é uma maneira inteligente de se alimentar. Para você entender melhor os motivos de a Dieta Nota 10 emagrecer, sem tirar o prazer proporcionado pela boa comida, vou explicá-la mais detalhadamente.

Assim, ninguém se queixará de não entender por que come e...emagrece.
1) A Dieta Nota 10 elimina o estresse, comum em outros regimes.
Escolher livremente o que se deseja comer, atendendo às necessidades de seu corpo, permite que as refeições sejam prazerosas.
2) O mesmo conceito se aplica ao fato de as horas das refeições dependerem da sua vontade. É problema seu decidir como suas notas serão usadas. Não aconselho ninguém a passar mais de quatro horas sem colocar combustível no corpo. Pode provocar pane seca, ou seja, uma hipoglicemia: tonteira, fraqueza, mal-estar e até desmaios. Mas, na Dieta Nota 10, quem determina a hora que você vai comer é a sua fome. Portanto, desmaiar é um risco que não se corre.
3) A Dieta Nota 10 não impede ninguém de comer normalmente. Nunca mais constrangimentos em restaurantes ou dietinhas especiais, que dão a maior mão-de-obra. Você só precisa lembrar que, se optar por comidas com molho, este deverá ser computado à parte. Por exemplo, se lhe oferecem macarrão aos quatro queijos, coma tranqüilo.
Não engordará desde que as notas sejam contadas assim:
— Oito colheres de sopa de macarrão: 140 notas.
— Uma porção de molho de queijo: 60 notas.
— Total: 200 notas.
4) A tabela da Dieta Nota 10 oferece uma lista variada de alimentos. Alguns deles grátis, que podem ser utilizados à vontade, sem restrições de quantidade e sem precisar entrar na nota final da refeição. E nada impede que esses alimentos sejam muito saborosos. Um repolho refogadinho, mesmo levando óleo em sua preparação (por favor, a quantidade normal), vale zero nota: você pode comer quanto quiser.
5) Não há necessidade de pesar ou medir os alimentos. Quando a tabela indicar "uma porção", prevalece o bom senso. Um bife médio significa o bife que a gente faz em casa e não aqueles imensos, que ocupam o prato inteiro, servidos nos restaurantes. Mas, se a sua decisão é pelo bife imenso, "pague" 100 notas em vez das 50 de praxe.
6) Bem, desculpe o mau jeito. Mas preciso ser sincero e avisar que frituras ou comida muito engordurada "custam" o dobro das notas normais. Quem não gosta de um bife à milanesa? É, mas nesse caso, mesmo o bife médio "custa" 100 notas. Todos os alimentos fritos são duas vezes mais caros.
7) Pela tabela e fazendo comparações, calculam-se as notas de uma infinidade de coisas. Já reclamaram por que não listei o "preço" da paçoca de amendoim. Mas, se na tabela há a nota do açúcar e a do amendoim, é só fazer o cálculo.
8) Para calcular a nota de comida comprada pronta, basta dividir o número de calorias por dois. Se um prato de lasanha tem 240 calorias, ele vale 120 notas.


Fontes: Revista Dieta já, livro Dieta nota 10
beijos

Um comentário:

dayse disse...

ola comecei hj a dieta nota 10,estou atualmente com 58 quilos, espero neste primeiro mes perder 4 quilos vou fazer anotaçoes diarias,espero q isso me ajude a continuar o regime, e motivar outros, a minha altura e de 1.53, estou tentando chegar aos 50 quilos, e o meu objeitovo, espero alcança-lo logo...