Páginas

17 outubro 2007

GANHO DE PESO

A atividade física orientada para o ganho de massa muscular, aliada a uma alimentação adequada, que dê suporte ao ganho de peso sem provocar danos à saúde é o mais indicado para quem deseja ganhar peso.
Aumentar simplesmente a quantidade de alimentos que se come, ou ingerir mais massas, doces e gorduras, não é o melhor caminho para um ganho de peso saudável. O consumo exagerado de gorduras é sempre perigoso, podendo elevar os níveis de gordura do sangue e predispor a problemas cárdio-vasculares; o consumo excessivo de açúcares em geral também pode trazer conseqüências à saúde.


Segue abaixo algumas dicas para um ganho de peso saudável, sem comprometimentos à saúde:
  • Aumentar o consumo de cereais e massas que não contenham muita gordura em seu preparo (exemplo: pão francês, macarrão cozido, derivados do milho, arroz etc). Massas com molhos gordurosos e queijos amarelos não devem ser ingeridas com freqüência, mesmo por pessoas magras, pois podem aumentar o nível de colesterol do sangue.
  • Enriquecer o leite com produtos como farinha láctea, farinha de milho ou arroz, mistura de cereais etc. O preparo de mingaus ou vitaminas com aveia, gérmen de trigo etc, são uma boa opção para quem quer ganhar peso.
  • Procurar não utilizar produtos que contenham muita fibra, como granola, farelo de trigo ou arroz, pão integral etc, pois as fibras dão uma sensação prolongada de saciedade (sensação de "estômago cheio"), o que diminui a fome e faz com que a pessoa fique satisfeita com uma menor quantidade de alimentos. Esses produtos são mais indicados para a perda de peso.
  • Utilizar grãos em abundância (ervilha, feijão, grão de bico, soja, milho verde etc) em saladas, cremes, sopas etc. Esses produtos aumentam o teor protéico da alimentação e podem ser preparados das mais diferentes formas em várias refeições.
  • Aumentar o consumo de alimentos proteicos de origem animal (queijos, leite, carnes, peixes etc), mas tendo cuidado com o excesso de gordura ingerida. Preferir as carnes e os queijos com menor teor de gordura, não sendo necessário, porém, o uso de desnatados.
  • Utilizar azeite no tempero das saladas é uma forma de consumir um pouco mais de gordura sem grandes riscos para a saúde; ainda nesse caso, exageros devem ser evitados.
  • Fazer sempre duas refeições de sal (almoço e jantar), evitando lanchinhos em horários de refeição.
  • Balas, alguns tipos de doces e refrigerantes podem dar uma falsa sensação de estômago cheio, reduzindo o apetite para as refeições seguintes.
  • Fazer de 5 a 6 refeições ao dia, intercalando três pequenos lanches com as refeições de sal. As refeições podem ser pequenas, não precisando de grande quantidade de alimentos, mas devem ser condensadas, ou seja, composta por alimentos variados, de boa qualidade, e enriquecidos com produtos como laticínios, grãos, farinhas etc.
  • Ganhar peso sem aumentar o teor de gordura do corpo é o ideal, e nem sempre os resultados são satisfatórios em curto espaço de tempo. Pessoas muito magras devem se lembrar que haverá alterações naturais na composição do seu corpo em função do avanço da idade, podendo levar a um ganho de peso gradativo. É preciso perseverança no cuidado com a saúde, procurando atividade física orientada e mantendo uma boa alimentação diária.

Você pode seguir a orientação acima, calculando até as calorias que vai ingerir, baseando-se no valor calórico dos alimentos, isso você encontra na matéria que postei dia 13 passado: http://tiadetediadia.blogspot.com/2007/10/calorias.html

Espero que esta matéria lhe sirva para ganhar peso, sem perder a saúde.

beijos

7 comentários:

Anônimo disse...

ola pessoal do blog dia a dia,estou aqui hoje agradecendo por essa bela informação sobre nutrição,pois o texto esta bem completo e bem intrepretativo,agradeço desde já pela postagem,pois fiquei muito satisfeito com o conteudo apresentado,parabéns pelo site.

Kelven disse...

Mas para pessoas que possuem problemas digestivos? muda alguma coisa? Como isso pode afetar o ganho de peso??

Anônimo disse...

pessoal obrigado pelas informacoes, pois sou magro e predendo comecar esta dieta.abrcs.

Unknown disse...

Estou amamentando, mas estou magra demais me encomoda, minha mãe é magra demais e eacuto esre é seu bio tipo , mas não quero ficar magra assim tenho 31anos e pesando 47kg, gostaria de pesar 50kg pelo menos .

Unknown disse...

Estou amamentando, mas estou magra demais me encomoda, minha mãe é magra demais e eacuto esre é seu bio tipo , mas não quero ficar magra assim tenho 31anos e pesando 47kg, gostaria de pesar 50kg pelo menos .

Gustavo Moreira Melo disse...

Muito útil este artigo.

jordana oliveira disse...

Gostei vou tentar seguir as dicas para ganhar uns 8 kl pois tenho 1.75 peso 51 kl