Páginas

10 julho 2008

DIETA DO CHÁ VERDE


DIETA DO CHÁ VERDE: 5kg em 15 dias

Chá Verde (Camellia sinensis)


CARDÁPIOS : cardápio leve + chá verde = corpo enxuto

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas. É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. Siga ainda o cardápio (veja a seguir) criado pela nutricionista Simony Gaboardi, da Clínica Vanderlí Marchiori, em São Paulo. A combinação chá verde + dieta faz você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!

OUTROS PODERES

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces. Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.

COMO PREPARAR

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
GOSTINHO BOM

Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

DÚVIDAS SOBRE O CHÁ VERDE:

Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade. Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição.

Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Posso adoçar o chá verde?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

O chá de saquinho funciona?
“Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático”, diz Vanderlí. Ela sugere que você invista no chá verde da Weleda, Mãe Terra, Moinho Especial, Natural Med, Yamamotoyama, ArmaZen ou Panizza Laboratório Fitoterápico. “São marcas que selecionam a parte correta da planta, além de secar, embalar e armazenar a erva de maneira adequada.” Na minha cidade só tem o chá em sachê. O que devo fazer? Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?
Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

Dá para fazer o chá horas antes de consumí-lo?
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. “Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis”, explica Vanderlí. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

Existe algum segredo para armazenar a erva?
Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.


Benefícios Fisiológicos e Terapêuticos do Chá Verde (Camellia sinensis)
Segundo pesquisas científicas desenvolvidas na Ásia, Europa e América do Norte

• Combate o envelhecimento precoce das células;
• Auxilia na regeneração da pele;
• Promove a longevidade saudável;
• Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol);
• Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol);
• Reduz a pressão arterial;
• Actua como anti-coagulante intravascular;
• Reduz o risco de enfarte do miocárdio;
• Reduz os riscos de AVC (derrame cerebral);
• Reforça os vasos sanguíneos;
• Reduz os riscos de vários tipos de câncer;
Fortalece o sistema imunológico;
• Atua como anti-inflamatório e antigripal;
• Ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração dos asmáticos;
• Auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia;
• Protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas;
• Auxilia nos processos digestivos;
• Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;
• Ajuda a normalizar a função da tiroide;
• Previne cáries dentárias e gengivite.

Fonte: Uol, Boa Forma, vida saudável



Photobucketaté mais

4 comentários:

Anônimo disse...

eu estou a fazer dieta e tomo o cha verde de saqinho resula

Anônimo disse...

Boa tarde! Quando se refere a uma colher de cha de mel , e' uma colher por xicara nao e' ? Ou uma colher de cha de mel para o litro de cha ?!

Anônimo disse...

Gosto dos produtos naturais e comecei com o chá verde. Só preciso fazer um litro grande para tomar o dia inteiro. Espero que funcione... aproveito e convido você para visitar meu blog.

Beijitos.... :)
http://marcenariaedecoracao.blogspot.com

iria disse...

Vou experimentar, preciso mesmo perder 5 quilos :(