Páginas

22 março 2009

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ


Quem diria que a dupla mais famosa do Brasil seria tão saudável?
Ela tem fibras, proteínas, cálcio... E, acompanhada de uma porção de carne e outra de salada, fornece todos os nutrientes essenciais.

Arroz, feijão, bife e salada. Presente na mesa de milhões de brasileiros, essa combinação, segundo os especialistas, está, sim, entre as mais saudáveis.
Além de muito nutritiva (ajuda na manutenção dos órgãos vitais), auxilia no emagrecimento.
"Se a população brasileira comesse arrox, feijão, carne magra e salada, certamente não haveria um crescimento tão grande da obesidade", afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e S´pindrome Metabólica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas(SP).
Logo, se você combinar esses dois ítens essenciais da cesta básica com alguns alimentos, tais como verduras, legumes e uma porção de carne, peixe, frango ou ovo, todos os dias, terá uma alimentação balanceada. "embora o arroz branco tenha alto índice glicêmico(grande concentração de glicose-aç~ucar do alimento), o feijão, por sua vez, é uma proteína de origem vegetal fundamental na alimentação, que, junto ao arroz, ajuda a saciar a fome por mais tgempo", afirma a nutricionista Catarina de Freitas Stocco, especialista em Nutrição Funcional, de Curitiba(PR).

REFEIÇÃO COMPLETA

A nutricionista lembra que esses alimentos são ricos em cácio e fibras. "Se incluirmos a proteína da carne, as fibras e as vitaminas dos vegetais e frutas, teremos, então, uma refeição completa", orienta Catarina. " Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arroz e o feijão não engordam, mas sim a quantidade deles no prato, além das combinações repletas de frituras. Infelizmente, as pessoas tem consumido cada vez menos essa dupla como prato principal. É preciso retomar esse costume, já que, com moderação, eles são fundamentais", garante Halpern.
Catarina lembra da importância dos alimentos integrais, além de verduras, legumes, frutas, carnes e queijos magros, que se complementam para o bom funcionamento do organismo.

gifsaté mais,

Nenhum comentário: