Páginas

22 março 2008

Páscoa saudável

Dia a dia
Saiba por que o chocolate faz bem e quais as opções para os vegans ou intolerantes à lactose

Desde a infância, a comemoração da Páscoa vem associada ao consumo de chocolate. Quase sempre, pelo que significa a data, na forma de ovos.
Consumido com moderação, o chocolate traz benefícios tanto ao corpo quanto à mente, pois transmite sensação de prazer, promovendo o bem-estar e aliviando tensões. A responsável é a feniletilamina, que estimula a produção de serotonina, substância naturalmente presente no cérebro, sedativa, calmante e que melhora o humor. Indiretamente, o coração também é beneficiado pelo chocolate, pois a presença do ácido oléico existente no cacau ajuda a controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL). E a presença de substâncias antioxidantes (flavonóides) ajuda a combater os radicais livres, que em excesso, comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento.
Nesse quesito, o chocolate preto supera em muito o chá verde, também muito consumido pela sua potencialidade antioxidante. Mesmo assim, o consumo excessivo pode ser prejudicial à saúde. Nesse sentido, vale citar Hipócrates, o patrono da Medicina, que há séculos atrás aconselhava: "Faz da comida o teu remédio”. Ou, “Somos aquilo que nós digerimos”, segundo o Ayurveda.
Os exageros de consumo do chocolate, especialmente o branco pela maior concentração de lactose e gorduras saturadas presentes no leite, podem causar enxaquecas, irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. Por ser extremamente calórico, recomenda-se aos obesos o consumo moderado e aos diabéticos a observação que devem consumir apenas os produtos especialmente para eles preparados. Para as pessoas obesas, o consumo deve ser moderado, por conta de seu alto valor calórico e gorduras. Pessoas acometidas de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula devem evitar a ingestão dos chocolates ao leite. Assim, é indicado que, para os intolerantes à lactose e os pacientes diabéticos, o consumo seja de chocolates e ovos de páscoa especiais.
Escolha saudável
Uma excelente e saudável alternativa pode ser encontrada no chocolate de soja, 100% vegetal, feito com extrato de soja, sem lactose ou glúten. É especialmente indicado para vegans, pessoas com intolerância à lactose e celíacos (pessoa intolerante ao glúten, proteína encontrada na aveia, cevada). A soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais, como cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. “Outra opção é a alfarroba, vagem utilizada no lugar do cacau. Tem apenas 0,7% de gordura, é rica em fibras e não contém cafeína, glúten ou lactose,” afirma a nutricionista do Mundo Verde Alessandra Toledo. Tem de todo o tipo e para diferentes gostos.

Fique atento aos valores calóricos e boa Páscoa!
Em 100g:
Tipos de chocolate - Energia (Kcal)
Ao leite - 540
Amargo - 537
Meio amargo - 550
Branco - 550
Diet - 480
Fonte: Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE).

beijos

10 março 2008

EMAGREÇA NA PÁSCOA

Emagreça na Páscoa

Confira 6 dicas para não engordar com a chegada do coelho. E aprenda uma receita de bacalhau light delicioso para o almoço

Depois da farra gastronômica do final do ano, a Páscoa é a segunda época do ano que é sinônimo de abusos. Para as pessoas que querem eliminar os quilinhos já adquiridos, a data representa uma verdadeira tortura.

Por isso, pegue essas dicas que podem ajudar você a ter uma alimentação mais saudável e sem sobressaltos com o peso depois.

As dicas são do Peso Ideal.
1. Não exagere no consumo de chocolate. Além de ser um alimento muito calórico, esse hábito pode viciar
2. Cuidado com chocolates diets, eles não contêm açúcar, mas possuem mais gordura do que os tipos convencionais. Portanto, são mais calóricos
3. Quanto mais escuro o chocolate, menor o teor de gordura. Dê preferência ao chocolate amargo, mesmo assim coma com moderação
4. Aproveite o tempo livre do feriado e pratique mais atividade física. Além de acelerar o metabolismo melhora o seu humor
5. Coma muita salada crua antes do prato principal, isso aumenta a saciedade e diminui a absorção de gorduras6. Se tiver exagerado durante o dia, faça uma refeição mais leve no jantar, à base de verduras, legumes e frutas.

BACALHAU IDEAL
Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau
(cozido, desfiado em flocos. Reserve a água do cozimento)
- 1 talo de alho poró
- 12 batatas médias cozidas
- 1 maço de cebolinha picada
- 4 colheres (sopa) de creme de leite light
- 1 iogurte desnatado
- 1 pitada de pimenta do reino
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal à gosto

Modo de Preparo:
1. Cozinhe as batatas com a água reservada do bacalhau, até que fiquem macias e passe pelo espremedor.
2. Em um recipiente, misture a batata, o bacalhau, a cebolinha, o alho poró, o creme de leite e o iogurte.
3. Tempere com pimenta do reino, azeite e o sal.Forre uma assadeira com papel alumínio.
4. Leve ao forno para gratinar até dourar.
5. Coloque com cuidado em uma travessa, retire o excesso de papel alumínio ao redor e decore.



beijos

01 março 2008

BLOG DESTAQUE

Fiquei encantada ao ver que o Dia a dia e também meu outro blog Receitas da tia dete estão em destaque no site Magia Gifs .

'Blog

Obrigada a vocês que frequentam meus blogs, este carinho e reconhecimento recebido pertence a maior parte a vocês que me incentivam sempre em tentar melhorar cada dia mais.

beijos