Páginas

19 novembro 2008

ABOBORA, QUALIDADES e PROPRIEDADES

Abóbora levíssima e bem brasileira

Poucas calorias e muito sabor são as qualidades apreciadas dessa espécie que faz um bonito papel nas mais variadas preparações culinárias. Vale a pena experimentar e conferir os resultados positivos na balança.
Mil e uma utilidades
O melhor de adicionar a abóbora ao cardápio da família é que dessa planta tudo se aproveita. A polpa nem precisa de apresentação, já que o doce de abóbora é uma das receitas tradicionais da culinária de vários Estados brasileiros. E o jerimum (como ela é chamadada no Nordeste) com carne-seca é de dar água na boca.
Mas ela pode ainda dar um charme a pratos, como o nhoque, a panqueca e as massas em geral.
As sementes são um aperitivo e tanto. “Quando torradas por mais de 10 minutos, exalam um aroma parecido com o do amendoim e são ideais para ser consumidas como petisco, pois promovem a sensação de saciedade. Excelente fonte de minerais, como ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco”, informa a especialista dos Vigilantes do Peso, elas também podem ser transformadas em farinha e misturadas à de trigo na confecção de bolos e biscoitos.
Quem pensa que a utilização culinária da abóbora pára por aí está enganada.
Os brotos de suas folhas podem ser mais um item saboroso em ensopados; e as flores, conhecidas também como cambuquira, fazem a diferença numa omelete ou à milanesa. Até a casca, rica em fibras, pode ser cozida e consumida sem susto. É só lavar bem com uma escova, deixar de molho em água e solução que elimina bactérias (que a gente usa normalmente nas verduras) e está pronta para enriquecer o arroz, a carne moída ou a farofa.
receitas da tia dete
TURMA GRANDE E VARIADA
Dentro da família das abóboras, chamadas de curcubitáceas, existem várias espécies,“todas elas têm baixas calorias. Só é preciso ficar atenta aos ingredientes agregados na hora do preparo para não tornar o prato calórico demais. Tendo esse cuidado, qualquer tipo de abóbora é bem-vindo numa alimentação equilibrada”.

As principais espécies são:

MENINA BRASILEIRA OU ABÓBORA DE PESCOÇO

É a mais comum no Brasil e a maior, chegando a pesar até 15 kg. É alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida. Pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. E, também, consumida crua, ralada fina, em saladas.
PAULISTAIdêntica à menina brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5 kg. Também pode ser usada em sopas, refogados, chutney e doces variados.
MORANGA

Tem o gosto mais delicado e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas e a sua casca é um ótimo recipiente para sopas ou o conhecido Camarão na Moranga.
BRASILEIRINHA

Apresenta uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer, em refogados, quando apresenta uma polpa verde, ou madura, já com o interior alaranjado.
ITALIANA
É a tão conhecida abobrinha que fica ótima em pratos salgados, refogada, recheada e grelhada.
JAPONESA OU CABOTIÁ
Bem mais consistente e menos úmida, esta abóbora tem um sabor delicado. Ela é ideal e bastante usada principalmente na preparação de pratos salgados.
ABÓBORA DO CAMPO

Tem o formato de uma pêra imensa, com numerosas sementes. A polpa é alaranjada com sabor mais doce e um requisitado ingrediente para fazer doces, pães e bolos.
ESPAGUETE

Também chamada de gília, é uma abóbora com um alaranjado mais pálido e que, depois de cozida, a sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Muito usada em pratos salgados.

Obs.: Aproveite a receita light de doce de abóbora no blog: Receitas da Tia dete

Photobucketbeijos

Um comentário:

Anônimo disse...

Matéria espetacular...parabéns!