Páginas

03 dezembro 2010

DIETA DAS 3 HORAS




Esta dieta consiste em consumir alimentos a cada 3 horas, que compreende as três principais refeições e três lanches (manhã, tarde e ceia).

“A proposta de se alimentar a cada três horas é manter o metabolismo acelerado e evitar a compulsão, além de reduzir a ação do hormônio cortisol, que estimula o desejo por doces”, explica a nutróloga Paula Cabral, do Rio de Janeiro.

“Porém, se as quantidades não forem obedecidas, haverá sobreposição de refeição e a pessoa acaba engordando”, avisa a médica.

Manter a regularidade nos horários das refeições é o mais importante, mas para que os resultados sejam efetivos é importante que a perda de peso seja gradativa, ou seja, perder no máximo um quilo por semana, assim o organismo queima somente gordura e não massa muscular.


“Perder músculos, além de gerar flacidez, faz com que o corpo passe a queimar poucas calorias e, com isso, é necessário comer cada vez menos para eliminar os excessos”, esclarece a nutróloga.
Para ela, a alimentação fracionada, e bem distribuída ao longo do dia, evita ainda que o organismo armazene energia para suportar longos intervalos de jejum, já que isso não acontece.
Nessa dieta, não se deve excluir nenhum grupo alimentar, mas, apesar de não haver proibição e nem um valor energético determinado, vale prezar o equilíbrio e o bom senso para controlar as calorias.


Como nesse cardápio não se conta calorias, pode se guiar por uma média de 400 calorias para cada uma das três refeições principais, 100 para cada um dos três lanches.
Esporadicamente, fica liberado substituir um dos lanches por uma pequena extravagância, como um bombom ou uma colher de sorvete. Outro ponto importante: não há grandes proibições nas seis refeições que compõem essa dieta.

EXEMPLO DE CARDÁPIO


Café da manhã
1 copo de chá (com adoçante),

1 pão com manteiga (ou margarina) e

1fatia de fruta de sua preferência.


Lanche da manhã:
pode ser um iogurte light ou uma fatia de uma fruta que contenha bastante água (melancia, melão ou abacaxi).


Almoço
verdura, um legume cozido,
arroz (3 colheres),

feijão (uma concha rasa),

um filé de frango ou carne assada.

Lanche da tarde: pode ser uma pequena taça de salada de fruta.

Jantar

1 sopa de ervilhas (2 conchas),

salada de alface, tomate e cebola e

1 filé pequeno grelhado (carne ou frango).

Obs.: Você pode nos lanches, variar com uma fatia de queijo branco, ou na ceia um copo de leite e outros alimentos menos calóricos. Gelatina diet também é sepre bom ter em sua geladeira.
Este é só um exzemplo de cardápio substitua pelos alimentos de sua preferência para ter uma variedade e não falhar com a dieta.

“É uma dieta equilibrada e por isso pode se tornar um hábito de vida, porém é difícil fazer as contagens e respeitar as restrições no dia-a-dia, já que o gasto energético pode ser diferente do consumo, principalmente se as atividades da pessoa forem mais pesadas ou exigirem mais movimentação física.
Sem dúvida é um cardápio que pode ser seguido até se atingir o peso desejado e mesmo depois. Dessa forma se evita o efeito sanfona”, conclui.
Ela não descarta a flexibilidade esporádica de consumir algo mais calórico, como uma pequena porção de doce ou sorvete. Mas essa extravagância fica permitida raramente.

Em média, é possível eliminar até 1 kg por semana, porém esta perda poderá ser maior quando se pratica alguma atividade física.
A necessidade de fazer alguma atividade física não é estimulada nessa dieta, por isso pode dar bons resultados para os que malham e não ter efeito para os sedentários, devido à baixa queima calórica.
Os exercícios incrementam a musculatura, favorecendo a queima de calorias. Fazer exercícios é fundamental para emagrecer de maneira efetiva e manter o peso”, alerta a nutróloga.
Outro ponto é estabelecer horários para as refeições.

fonte: Boa forma, uol


até mais,