Páginas

17 setembro 2009

MORANGOS QUANTA SAÚDE

Aproveite a safra do morango: fruta que rejuvenesce e elimina colesterol ruim

A produção brasileira está a todo vapor: os morangos da safra estão suculentos e com precinhos camaradas. Eis uma boa hora para tirar proveito dessa rica fonte de saúde. Além de ter vitaminas, o morango é a fruta que mais contém substâncias que combatem o envelhecimento da pele.
Além disso, pode ser um santo remédio contra o reumatismo. E mais: cada 100 gramas têm apenas 32 calorias. Ou seja, ele também é um prato cheio para quem está de dieta.

Rico em vitaminas, o morango ainda melhora a memória e combate o reumatismo

Ácido elágico

Evita danos nas células e reduz a ameaça de tumores nos órgãos da digestão.
Antocianina (dá cor à fruta)
Age como antioxidante, prevenindo contra a arteriosclerose e o envelhecimento da pele.
Fibras
Controlam o colesterol, ajudam o intestino a funcionar bem e afastam o risco de diabetes.

FisetinaMelhora a memória, porque estimula o cérebro.
Fósforo, magnésio e potássio
Trio de nutrientes fundamental para manter o bom funcionamento do sistema nervoso.
Pectina
Previne o câncer de próstata e a prisão de ventre.
Vitamina B5 (niacina)
Protege contra reumatismo e problemas de pele.
Vitamina C
Fortalece os ossos, age contra infecções, cicatriza ferimentos e afasta gripes.

Preserve os nutrientes

Tente não picar
Quanto mais cortado for, maior o contato com o ar. Isso faz com que parte dos antioxidantes se percam.
Evite levar ao fogo
Boa parte da vitamina C some quando a fruta é cozida. Sugestão: use-a no fim do preparo (ou para decorar).
Mantenha as vitaminas

Não bata os morangos por muito tempo no liquidificador, para obter mais benefícios à saúde.
Beba logo
Ao fazer um suco, tome-o assim que bater. Os nutrientes da fruta se perdem rapidamente na bebida.
Fique longe do veneno

Como nem tudo é perfeito, muitas vezes o morango contém agrotóxicos. Na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo. Observe também a cor: "Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que ele está maduro e que os pesticidas já perderam parte do efeito", ensina a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo.
Deixe os morangos de molho em uma solução de água com um punhado de bicarbonato de sódio. Lave e conserve na geladeira.

fonte: Revista Viva mais

Agora aproveite esta deliciosa fruta para fazer parte da sua dieta, além dos benefícios é de baixa caloria e ajuda no seu emagrecimento.

até mais

12 setembro 2009

SAL O INIMIGO OCULTO


INIMIGO OCULTO

Priorizar alimentos industrializados ou adicionar mais sal à comida pode sabotar a sua dieta, sem você perceber! Culpa do sódio, mineral que causa inchaço, aumento de peso e vários problemas de saúde.

Verdade seja dita: a variedade de alimentos de preparo rápido ajudou um bocado a otimizar a rotina - pra lá de corrida - da mulher moderna. Bastam alguns minutinhos no micro-ondas, e pronto! É só servir. Melhor ainda é saber que a maioria desses produtos pode ser encontrada na versão light ou diet. No entanto, a coisa não é tão simples quanto parece.

Quando checamos a embalagem do produto escolhido, buscando o seu valor calórico, quase sempre nos esquecemos de averiguar outro índice importantíssimo, presente na tabela nutricional: o sódio. Você sabia que, se consumido em demasia, esse mineral pode prejudicar a sua saúde e acrescentar quilinhos a mais na balança? "O consumo exagerado do sódio leva à retenção de líquidos.

Como consequência, o corpo fica inchado e pesa mais. A água aprisionada entre as células também reduz a eficiência do sistema linfático. Isso gera uma inflamação local, e logo surge a temida e odiada celulite", afirma Tamara Mazaracki, nutróloga (RJ). "Com o passar do tempo, o excesso de sódio sobrecarrega o organismo e pode causar, ainda, hipertensão arterial, problemas renais, desordens cardiovasculares e, até mesmo, câncer gástrico", alerta Roseli Rossi, nutricionista (SP).

"consumido em excesso, o sal favorece a retenção de líquidos, que acentua a celulite e gera inchaço e aumento de peso "

Antes de se assustar, e de declarar o sódio o vilão da vez na sua casa, é importante saber que ele também desempenha funções essenciais ao organismo. "É esse mineral que regula os líquidos extracelulares, assim como o volume de plasma sanguíneo.

Além disso, auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular", explica roseli. e não é segredo para ninguém que o sódio é mais encontrado em alimentos artificiais, como no sal de cozinha, onde representa 40% da formulação, que se completa com 60% de cloreto (daí o nome cloreto de sódio). e como as brasileiras gostam de caprichar no tempero da comida, o saleiro está sempre à mesa, pronto para entrar em ação.

Mas o sal também se faz presente naturalmente em alguns alimentos, como carnes bovinas e suínas, leite e derivados, batata e grãos. isso gera um consumo excessivo, claro. segundo informações da organização Mundial de saúde (oMs), a recomendação diária de ingestão de sódio para um adulto saudável é de 2g - o equivalente a uma colher (chá) cheia de sal. no Brasil, no entanto, estudos apontam que o consumo médio diário é de 4 a 6g, ou seja, pelo menos duas vezes mais que o ideal.

Por isso fique de olho na embalagem!




temperos use e abuse

Se você é daquelas que não abrem mão de um prato cheio de sabor, saiba que existem outras opções de temperos saudáveis e deliciosos. "As ervas, por exemplo, são riquíssimas em propriedades antioxidantes e valor nutricional. por isso, no lugar do sal e de outros temperos prontos, como os caldos em tablete, escolha alternativas naturais, como alho, cebola, salsinha, açafrão, pimenta, cominho, manjericão e orégano, entre outros. e caso precise de um toque de sal, use o produto na versão light, que tem redução de sódio", sugere roseli rossi.

"Há ainda uma mistura chamada gersal, feita com sal e sementes de gergelim torradas. É interessante, porque agrega ao produto os benefícios do ácido linolênico (um tipo de ômega-3) e fibras. porém, também é preciso usar com moderação", completa a nutróloga tamara Mazaracki. e para quem andou exagerando, e quer se livrar daquela sensação incômoda de corpo inchado? "não recomendo o uso de diuréticos sem orientação médica.

A drenagem linfática e o consumo de alimentos com ação diurética suave (como melancia, morango e abacaxi) são boas saídas. o chá de alpiste também ajuda bastante. prepare-o assim: ferva um litro de água com três colheres de sopa de alpiste. coe e beba, quente ou frio", ensina Daniela Hueb, nutróloga (sp).

"beber bastante água é uma arma poderosa contra os efeitos nocivos do sal, pois estimula os rins a funcionarem melhor, eliminando líquidos e substâncias dispensáveis ao corpo"



09 setembro 2009

QUICHE DE COGUMELOS E AZEITONA




QUICHE DE COGUMELOS E AZEITONA

Ingredientes:
Massa
3 C.S. de margarina light (45 g)
1 pitada de sal
1 1/2 xíc. de farinha de trigo (190 g)
Recheio
1 c.c. de azeite
1 xíc. de cebola picada (160 g)
2 C.S. de azeitona lavada picada
1 xíc. de cogumelos em conserva escorridos picados (155 g)
Cobertura
2 ovos
1 xíc. de queijo cottage (220 g)
4 C.S. de queijo parmesão ralado (20 g)
sal a gosto

Modo de preparar:

Numa tigela, misture a margarina e o sal e adicione a farinha aos poucos. Amasse até ficar uma massa firme. Se necessário adicione 1-2 colheres(sopa) de água. Deixe descansar 15 minutos.
Forre o fundo e os lados de uma fôrma redonda refratária (22 cm) ou use formas individuais antiaderente. Reserve.
Aqueça, em uma panela, o azeite junto com a cebola, a azeitona e o cogumelo. Refogue por 5 minutos. Espere amornar e espalhe na fôrma sobre a massa.

Bata, no liquidificador, os ingredientes da cobertura e espalhe sobre o cogumelo. Asse em forno médio (180ºC) por 30 minutos ou até ficar firme e dourada.

Rende: 6 porções de 5 PONTOS cada (dieta vigilantes do peso)
Informações nutricionais por porção: 240 calorias, 13 g de proteína, 29 g de carboidrato, 8 g de gordura, 2 g de fibra.