Páginas

27 abril 2009

PECADO É NÃO COMER UMA MAÇÃ POR DIA





PECADO É NÃO COMER UMA MAÇÃ POR DIA

Tão antiga quanto a história da humanidade, a maçã já teve status até de fruto proibido, do pecado.
A verdade é que até hoje ela permanece uma tentação, mas para o bem. Pesquisas comprovam suas propriedades funcionais únicas: facilita a digestão, controla o colesterol, impede alergias e irritações, evita a formação de coágulos, previne o câncer digestivo e ainda ajuda no emagrecimento.
De acordo com o nutrólogo Edson Credidio, especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela Unicamp e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia(Abran), esse efeito ocorre graças a uma substância chamada flavanóide querdetina, presente na maçã.
"Ela reduz o colesterol ruim, o LDL; e o seu consumo diário dificulta a absorção de gordura (e glicose, açúcar que também é transformado em gordura) pelo sangue", explica o médico. "Essa é a razão de a fruta auxiliar no emagrecimento", assegura.
Além de baixas calorias (a verde tem 87 por 100 gramas e a vermelha 82), a fruta é rica em fibras, vitaminas B1 e B2 e sais minerais(fósforo e ferro), auxilia no bom funcionamento do intestino, contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e até antivirais. "Ela combate os radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce, e ainda colabora com a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas", acrescenta.
"Na verdade, a maçã é um alimento rico em fibras e, por isso, contribui para o aumento da saciedade. Mas é uma fruta como qualquer outra e, portanto, contém frutose(açúcar). Logo, não deve ser empregada livremente", avalia a nutricionista Alessandra Rodrigues(consultora nutricional em SP). "Uma maçã por dia é suficiente para fornecer todos os nutrientes fruncionais necessários".

MASTIGUE MUITO BEM
Segundo Alessandra, o melhor horário para ingerir a fruta é no lanche da manhã, porque o intervalo entre o café e o almoço é mais curto e a maçã pode segurar a fome até a próxima refeição.
O médico Edson Credidio concorda com o consumo de uma por dia e ressalta que ela colabora com a eliminação da gordura e, por isso não deve ser esquecida na fruteira ou na bolsa. "As fibras agem como uma vassourinha, jogando a gordura para o intestino", explica. Mas, para que o efeito seja eficaz, a maçã deve ser bem lavada e consumida com a casca. "É lá que estão as vitaminas, os sais minerais e as fibras, que também vão ajudar o intestino a se mexer", sustenta. No entanto, para que essa metabolização ocorra, ele avisa: "Mastigue cansativamente o fruto".

DA FRUTA, APROVEITE TUDO
De sabor suave e fácil digestão, a maçã pode ser consumida de várias maneiras: in natura, cozida, assada com canela, sob a forma de doces, geléias, compotas, no recheio de bolos, tortas e crepes. " A casca pode ser aproveitada para o chá, servindo como diurético. Quando fermentada, é utilizada também na elaboração de algumas bebidas alcoólicas, entre elas a sidra".


gifsaté mais,