Páginas

30 março 2009

CHÁ EMAGRECE MESMO?





Já é comprovado que existem algumas ervas que são utilizadas para fazer chás que favorecem o processo de emagrecimento, por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, além de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Mas, se você está interessado em emagrecer e busca no chá a solução de seus problemas vá com calma: existem chás específicos para a tarefa, e eles não tomam o lugar de alguns alimentos. A bebida deve ser unida à alimentação saudável, pois só assim o corpo terá os nutrientesque ele precisa – como fibras, carboidratos e vitaminas. Portanto, o uso do chá deve servir como um complemento.


ALGUNS CHÁS QUE AJUDAM A EMAGRECER E FAZEM BEM À SAÚDE:

- CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO: possuem altas concentrações de antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o tecido adiposo. Estudos também demonstram um aumento no gasto calórico.

- CAVALINHA: rica em sílica, potássio e cálcio, possui excelentes propriedades digestivas, depurativas e diuréticas;

- HORTELÃ, CAPIM-LIMÃO, CAMOMILA, MELISSA E JASMIM: geralmente indicados como calmantes, para relaxar e para que haja uma diminuição na ansiedade.

- CHÁ-MATE: possui algumas substâncias que os chá verde e branco também possuem (polifenóis do grupo das catequinas).


OS FAMOSOS: CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO

Segundo a nutricionista Cibele Crispim, apenas o chá verde não resolve. "Se o consumo desses chás não estiver associado a uma dieta saudável e controlada em calorias, não resolve".

O chá branco possui as mesmas propriedades do verde, pois é tirado da mesma planta (Camelia sinensis), mas apresenta maior poder antioxidante e termogênico (transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação).

Porém, estas diferenças aparecem por causa do modo de produção, como explica Mariana, “Para a obtenção do chá verde, brotos e folhas são colhidos e colocados para secar ao sol. Em seguida, as folhas são submetidas ao vapor (fumegadas), enroladas e voltam a ser secas por mais dois dias, em média. Já para o chá branco, somente os brotos mais jovens, ainda cobertos por uma penugem branca, são colhidos”.

Na produção do chá branco, os brotos secam naturalmente, sendo menos processados que as folhas do chá verde, garantindo maior concentração de polifenóis. E para manter sua cor característica, retiram-se da árvore apenas os botões fechados.

MITOS E VERDADES SOBRE CHÁS

As nutricionistas Mariana Duro e Cibele Crispim selecionaram alguns mitos e verdades sobre os chás. Fique atento e acabe com suas dúvidas:

VERDADES

1. A utilização de vegetais no auxílio ao tratamento de doenças, conhecido como fitoterapia, é uma forma de tratamento natural, porém, se mal utilizada, pode causar sérios danos ao organismo.

2. Utilize somente plantas que tenham fundamentação científica. Ou seja: que suas propriedades tenham sido estudas e comprovadas pela ciência, em uso medicinal e terapêutico.

3. As ervas não devem ser preparadas em utensílios de metal, pois causam alterações em seus princípios ativos e no seu sabor.

4. Os recipientes indicados são os de vidro, louça ou esmalte.

5. Os chás não devem ser consumidos 24 horas após sua preparação. Passado este período, entram em fermentação.

6. Também não deve ser utilizado o mesmo tipo de chá por mais de 30 dias seguidos, pois o organismo vai responder cada vez menos às substâncias benéficas.

7. Além do verde e branco, o chá mate possui alta concentração de antioxidantes, associados em vários estudos à diminuição do risco de câncer e de doenças cardiovasculares.


MITOS

1. Consumir uma alimentação rica em gordura, carboidratos simples, sem fibras e sem restrições de quantidades e tomar chá emagrecedor (diuréticos, laxativos, que aceleram o metabolismo) que fará com que haja perda de peso.

É mentira porque... A ingestão dos chás com a finalidade de perda de peso tem que ser aliada à uma alimentação equilibrada e saudável.

2. Tomar chá verde após as refeições ajuda a perder peso

É mentira porque... O chá verde realmente faz com que haja queima de gordura, no entanto, deve ser consumido longe das principais refeições (almoço e jantar), pois ele compete com a absorção de alguns nutrientes como o ferro, por exemplo.

Achei muito interessante esta matéria e resolvi postar alguns tópicos, embora ja tenha colocado algumas destas informações anteriormente, é válido sempre lembrar.


gifsaté mais,

22 março 2009

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ


Quem diria que a dupla mais famosa do Brasil seria tão saudável?
Ela tem fibras, proteínas, cálcio... E, acompanhada de uma porção de carne e outra de salada, fornece todos os nutrientes essenciais.

Arroz, feijão, bife e salada. Presente na mesa de milhões de brasileiros, essa combinação, segundo os especialistas, está, sim, entre as mais saudáveis.
Além de muito nutritiva (ajuda na manutenção dos órgãos vitais), auxilia no emagrecimento.
"Se a população brasileira comesse arrox, feijão, carne magra e salada, certamente não haveria um crescimento tão grande da obesidade", afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e S´pindrome Metabólica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas(SP).
Logo, se você combinar esses dois ítens essenciais da cesta básica com alguns alimentos, tais como verduras, legumes e uma porção de carne, peixe, frango ou ovo, todos os dias, terá uma alimentação balanceada. "embora o arroz branco tenha alto índice glicêmico(grande concentração de glicose-aç~ucar do alimento), o feijão, por sua vez, é uma proteína de origem vegetal fundamental na alimentação, que, junto ao arroz, ajuda a saciar a fome por mais tgempo", afirma a nutricionista Catarina de Freitas Stocco, especialista em Nutrição Funcional, de Curitiba(PR).

REFEIÇÃO COMPLETA

A nutricionista lembra que esses alimentos são ricos em cácio e fibras. "Se incluirmos a proteína da carne, as fibras e as vitaminas dos vegetais e frutas, teremos, então, uma refeição completa", orienta Catarina. " Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arroz e o feijão não engordam, mas sim a quantidade deles no prato, além das combinações repletas de frituras. Infelizmente, as pessoas tem consumido cada vez menos essa dupla como prato principal. É preciso retomar esse costume, já que, com moderação, eles são fundamentais", garante Halpern.
Catarina lembra da importância dos alimentos integrais, além de verduras, legumes, frutas, carnes e queijos magros, que se complementam para o bom funcionamento do organismo.

gifsaté mais,