Páginas

27 setembro 2008

PRÊMIOS E SELOS

Como todo mes, graças a Deus sou abençoada e recebo o selo da amizade,
o Lucas do blog
LX 89, foi o anjinho da vez, obrigada.
Aproveito e agradeço também à minha amiga Vivi do Blog
Friends Forever que me passou este lindo selo(prêmio) Blog de ouro, obrigada.

Dia a dia

Fico feliz, porque para mim não existe bem maior do que ter amigos, e eu espalho os dois selos para os blogs:

The Terrors
Byte Fácil
Odontonet
Elsonrry
Enfermagem é aqui

são blogs de cinco amigos virtuais mais recentes e, como sempre, peço uma visitinha vale a pena conhecê-los e também dos dois amigos que me passaram.

anjimbeijos

24 setembro 2008

EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM A PROTEGER O FÍGADO DE DIABÉTICOS

Achei muito interessante esta matéria e resolvi postar, espero que aproveitem:

Exercícios físicos ajudam a proteger o fígado de diabéticos, diz estudo

A prática regular de exercícios pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 não apenas a perder peso e melhorar o condicionamento físico, mas também a cortar os efeitos prejudiciais da gordura armazenada no fígado e em volta do órgão, segundo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

A esteatose hepática, ou fígado gorduroso, é uma doença que ocorre com alguma freqüência entre pessoas com sobrepeso ou obesas com diabetes tipo 2. Essa condição não só aumenta o risco de cirrose, insuficiência hepática, e câncer, como também atrapalha o metabolismo, alimenta inflamações e pode levar a altos níveis de lipídios, que prejudicam o coração.

Na pesquisa, os especialistas avaliaram 77 diabéticos que foram divididos em dois grupos – um passou seis meses praticando exercícios supervisionados, enquanto o outro ficou o mesmo período sem essa prática. Os exercícios consistiam em pedalar, correr em uma esteira, ou fazer uma caminhada com ritmo forte por 45 minutos, três vezes por semana, além de levantar pesos livremente durante 20 minutos.


Como esperado, houve significativa melhora no condicionamento físico e redução da gordura corporal do grupo ativo. Além disso, esses pacientes apresentaram 40% menos gordura no fígado do que a quantidade apresentada no início do estudo, enquanto os sedentários continuaram na mesma situação.


“Pessoas com diabetes tipo 2 têm uma razão adicional para serem ativas e se exercitarem, não apenas porque é bom para sua saúde geral, mas também porque os resultados de nosso estudo destacam um benefício chave de cortar a esteatose hepática, que complica sua doença e pode acelerar a doença cardíaca e a insuficiência hepática, disse o fisiologista Kerry Stewart, líder do estudo.

Fonte: Boa Saúde, American Diabetes Association.

tia detebeijos

16 setembro 2008

A proteína das manhãs


A proteína das manhãs
Emagreça com Saúde!
Estudo mostra que, nesse horário, o nutriente multiplica por até cinco vezes a sensação de saciedade ao longo do dia
Já se desconfiava que pitadas a mais de proteína na dieta evitariam ataques de gula. E nesta semana o British Journal of Nutrition publicou um trabalho surpreendente que, na verdade, foi realizado em solo americano, mais especificamente na Universidade Purdue, por um time liderado pelo nutricionista e doutor em ciência dos alimentos Wayne W. Campbell. “O horário em que você consome a proteína faz toda a diferença para aproveitar esse efeito saciedade”, sentencia o pesquisador, em entrevista a esta coluna.
Ele conta que, para o estudo, recrutou homens acima do peso na faixa dos 40 anos. Todos seguiram uma alimentação equilibrada de baixas calorias, fracionada em cinco refeições. Mas havia diferenças. Parte do grupo recebeu uma dieta com um teor, digamos, convencional de proteínas. Para o restante, porém, os nutricionistas criaram um programa alimentar com o mesmo valor calórico, mas com uma participação maior de fontes protéicas. De 18% a 25% das calorias consumidas vinham de alimentos ricos em proteínas.
“Já esperávamos que essa turma sentisse menos fome ao longo do dia”, admite Campbell. “O que eu me intrigava mesmo era descobrir o seguinte: se essas pessoas concentrassem mais proteínas em uma determinada refeição, será que isso faria alguma diferença? Vimos que sim.”
Para chegar a essa conclusão, ele dividiu os voluntários que comiam mais proteína em quatro grupos. O primeiro distribuiu os alimentos protéicos por todas as refeições. O segundo reforçou a presença das proteínas no café-da-manhã. O terceiro comeu mais de suas fontes no almoço e o quarto, no jantar. Todos os participantes tinham de responder perguntas sobre como andava a sua fome, se tinham vontade de devorar bombons no meio da tarde e coisas assim. Não bastasse isso, de vez em quando se submetiam a testes de sangue para medir hormônios envolvidos com a saciedade. Cruzadas todas essas informações, os cientistas notaram que não fazia muita diferença distribuir todas as porções protéicas ao longo das refeições ou deixá-las para o almoço e o jantar. No entanto, caprichar na proteína do café-da-manhã, ah, isso sim, era uma ajuda e tanto, capaz de multiplicar por quatro, muitas vezes até por cinco a intensidade e a duração da sensação de saciedade.
“Por que isso acontece? Bem, nós ainda não sabemos. Mas trata-se da primeira evidência científica de que o horário de consumo das proteínas faz diferença e uma revelação assim, sem dúvida, pode ajudar pessoas que precisam perder peso de uma maneira mais saudável, sem apelar para saídas malucas.”
O especialista lembra que, por ironia, muita gente prefere comer mais proteínas à noite e comenta que um café-da-manhã capaz de prevenir ataques de fome não tem nada de outro mundo, “principalmente nos países onde as pessoas têm o bom hábito de tomar leite no desjejum.” Ele aconselha que você complemente o leite desnatado com duas porções de alimentos protéicos. Uma porção equivaleria a um ovo cozido ou uma omelete simples preparada sem gordura ou feita só de claras; duas fatias finas de peito de peru ou de presunto light ou, ainda, de queijo light também; uma colher de sopa de queijo cottage; um copo de iogurte desnatado batido com adoçante, entre outros exemplos.
fonte: Saúde é vital
até mais,

12 setembro 2008

SUFLÊ DE BACALHAU

Bom o fim de semana está aí e não resisti em postar esta receita, fácil e light

  • Calorias por porção: 123
  • Porções: 6 de 145 g
  • SUFLÊ DE BACALHAU

    Ingredientes:

    • 350 g de bacalhau
    • 2 col. (sopa) de margarina light
    • 2 col. (sopa) de farinha de trigo
    • 2 xíc. (chá) de leite desnatado
    • 1 gema
    • 3 claras
    • 1/8 de col. (café) de noz-moscada
    • pimenta(se gostar e puder)
    • sal a gosto
    Modo de fazer:
    Dessalgue, cozinhe o bacalhau e corte-o em lascas.
    Leve uma panela ao fogo com a margarina e a farinha de trigo, mexendo por alguns minutos. Junte o leite aos poucos até obter um creme homogêneo, espesso e sem grumos.
    Retire do fogo e junte as lascas de bacalhau e a gema. Tempere com o sal, a pimenta(se gostar) e a noz-moscada. Incorpore as claras batidas em neve, mexendo com cuidado. Coloque em fôrma de porcelana própria para suflê untada e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por uns 15 minutos. Sirva imediatamente.

    tia deteaté mais

    PRÊMIO DARDOS

    Eu recebi este prêmio com muita alegria, da minha amiga Vivi do blog FRIENDS FOREVER , obrigada, adorei:

    Photobucket

    Como está passando pela segunda vez por aqui, estou coloco-o para todos frequentadores deste blog que queiram levá-lo e postá-lo com carinho.
    Ah e não deixem de fazer uma visitinha do blog da Vivi, é só clicar no nome do blog acima,vale a pena!

    Photobucketbeijos

    02 setembro 2008

    MENOS 3 KG EM 1 SEMANA

    COM A DIETA FUNCIONAL: MENOS 3 KG EM 1 SEMANA

    O menu, que tem poucas calorias e muitos nutrientes, dá ainda aquela turbinada em sua saúde e seu bem-estar

    Segunda-feira
    Café da manhã
    1 xíc. (300 ml) de chá de couve com hibisco
    Lanche da manhã
    1 copo (300 ml) de suco de melancia
    Almoço
    3 col. (sopa) de arroz integral
    1 prato de sopa de verduras e legumes
    Lanche da tarde
    1 xíc. (300 ml) de chá de abacaxi com cavalinha
    Jantar
    3 col. (sopa) de quinoa real em flocos
    1 prato (sopa) de vegetais e legumes
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de funcho

    Terça-feira
    Café da manhã
    1 prato (sobrem.) raso de frutas mistas com 1 col. (sopa) de aveia em flocos (batida no liqüidificador com cravo, canela, noz-moscada e páprica doce). Acrescente 1 xíc. (chá) de quinoa
    Lanche da manhã
    2 castanhas-do-pará
    2 damascos secos
    Almoço
    1 prato (sobrem.) de vegetais verdes
    2 col. (sopa) de arroz integral com lentilhas
    1 filé médio de pescada com legumes
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de erva-doce
    Lanche da tarde
    Shake de banana com linhaça, preparado com os seguintes ingredientes:1 banana-caturra média1 col. (sopa) de linhaça dourada1 col. (café) de canela1 pedaço de gengibreÁgua-de-coco (200 ml)Jantar2 col. (sopa) de suflê de vegetais1 omelete com tofu1 xíc. (300 ml) de chá de alecrim

    Quarta-feira
    Café da manhã
    1 prato de mingau de cacau
    Modo de fazer: 200 ml de leite de soja, 2 col. (sopa) de aveia em flocos finos, 1 col. (sopa) de cacau em pó, 1 col. (sopa) de linhaça triturada, adoçante a gosto.
    Leve ao fogo até engrossar
    Lanche da manhã
    2 amêndoas
    2 ameixas secas
    Almoço
    1 prato (raso) de salada de cenoura com coco
    Salmão com cogumelos (coloque no refratário os ingredientes – filé de salmão, cogumelos, sal, alecrim, pimenta, 1 dente de alho, azeite de oliva) e asse em forno médio por 30 min.
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de hortelã
    Lanche da tarde
    1 maçã assada (corte uma “tampa” na fruta, descarte a semente, retire o miolo e junte a ele canela, nozes, passas e mel. Coloque a mistura dentro da casca da maçã e, em seguida, asse por 10 min. Tire do forno, regue com suco de laranja e torne a assar por mais alguns minutos)
    Jantar
    1 prato fundo de sopa de feijão com agrião
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de camomila e maracujá

    Quinta-feira
    Café da manhã
    Vitamina de mamão com aveia(200 ml de leite de soja, 1 fatia de mamão papaya, 1 col. – sopa – de aveia em flocos finos e canela em pó)
    Lanche da manhã
    1 xíc. (300 ml) de chá verde com cravo
    2 cookies integrais
    Almoço
    1 prato (sobrem.) de vegetais verdes
    Suflê de vegetais
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de ginseng
    Lanche da tarde
    2 tâmaras
    2 pistaches
    Jantar
    Salada de triguilho (deixe o cereal de molho por 1 hora, escorra, esmague bem e acrescente tomate, pimentão, cheiro-verde, cebola e azeite de oliva)
    Torta de legumes
    1 xíc. (300 ml) de chá digestivo de Alecrim

    Sexta-feira
    Café da manhã
    1 prato (sobrem.) raso de frutas mistas com um mix - batido no liqüidificador - de semente de abóbora, linhaça, girassol e quinoa (1 col. de sobrem. de cada um). Polvilhe as frutas com 1 col. (sopa) dessa mistura. Acrescente canela e páprica doce.
    Lanche da manhã
    20 ml de água-de-coco
    Almoço
    1 prato (sobrem.) de salada verde com brotos (trevo e alfafa)
    2 col. (sopa) de purê de inhame
    1 filé de frango grelhado com alecrim e cúrcuma
    1 xícara (300 ml) de chá digestivo de gengibre
    Lanche da tarde
    1 iogurte de soja com fava de baunilha (abrir a fava e retirar o pó de baunilha)
    Jantar
    1 prato (sobrem.) de vegetais verdes
    Quinoa à marroquina – cozinhe 1 xíc.(chá) de quinoa com 1 xíc. (chá) de água, por 15 min., e deixe descansar.Depois acrescente: ½ xíc. (chá) de amêndoa, ½ xíc. (chá) de damasco seco, canela,curry, sal e cebola a gosto 1 xícara (300 ml) de chá digestivo de melissa.

    Este plano alimentar, elaborado pela nutricionista Shirley Ribas, de São Paulo, foi feito para cinco dias, distribuídos em cinco refeições diárias. Para completar a semana, repita mais dois dias do menu.

    fonte: Revista dieta já